Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos


Ciclismo


“Volta a França de 2019 homenageia Merckx e arranca de Bruxelas”
Homenagem aos 50 anos da primeira vitória de um "campeão de excepção"

 

 

Por: Lusa
Foto:
EPA
A Volta a França de 2019 vai começar em Bruxelas, para comemorar os 50 anos da primeira vitória do belga Eddy Merckx na prova, anunciaram as autoridades locais e os organizadores.
Em 1969, o 'canibal' venceu pela primeira vez o Tour, que viria a conquistar mais quatro vezes, num palmarés em que ainda constam cinco vitórias na Volta a Itália e três no campeonato do mundo.
"Era o mínimo que podíamos fazer. Eddy Merckx foi um campeão de exceção. E uma pessoa de uma humildade excecional. É alguém que ficará sempre no nosso coração. Eddy Merckx é um senhor", disse o diretor do Tour, Christian Prudhomme.
A candidatura de Bruxelas tinha sido lançada em 2014 pela presidente da câmara, Yvan Mayeur, com a capital da Bélgica a receber a 23.ª partida do Tour fora do território francês -- este ano a 'Grand Boucle' vai partir de Dusseldorf, na Alemanha, a 01 de julho.
A Bélgica já acolheu cinco partidas da Volta a França e Bruxelas vai marcar o início da corrida pela segunda vez -- a primeira foi em 1958.
O Tour já tinha homenageado Eddy Merckx em 2010, nos seus 65 anos, com a etapa que ligou a cidade holandesa de Roterdão a Bruxelas a passar pela sua residência, em Meise, a norte da capital belga.
O Tour de 2019 vai celebrar igualmente o centenário da camisola amarela, que era a cor do jornal L'Auto, que, na altura, era proprietário da Volta a França.
Fonte: Record on-line


 

Revista Notícias do Pedal


Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2017 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690