Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos


Ciclismo


“Ataque de Guerreiro vale título de Campeão em Gondomar”
“Depois das conquistas como Júnior e Sub-23, sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite”

 

Ruben Guerreiro levantou os olhos do alcatrão, ergueu a cabeça para a longa e inclinada avenida que servia de reta da meta, em Gondomar, e disparou o ataque fortíssimo que o tornou o novo Campeão Nacional de Ciclismo perante uma multidão entusiasmada que assistiu ao desenrolar da prova rainha dos Nacionais de Estrada.
O corredor da norte-americana Trek-Segafredo, que só daqui a duas semanas completa 23 anos, foi o mais rápido nos 177 quilómetros do circuito gondomarense terminando três segundos à frente de Rui Vinhas (W52-FC Porto) e de Ricardo Vilela (Manzana Postobon Team).
Com um grupo reduzido a apenas duas dezenas de adversários, a cerca de 50 quilómetros do final, devido às dificuldades do percurso, Rúben esperou até à última volta para desferir o ataque de Guerreiro. Os poucos corredores destacados na frente obrigaram a uma decisão, metro a metro, na rampa da Avenida Dr. Mário Soares. O jovem natural de Pegões Velhos, a cumprir a primeira temporada na elite do ciclismo mundial, comprovou a clara evolução que está a fazer ao destacar-se nos instantes finais.
Com a vitória em Gondomar, Rúben Guerreiro acrescentou ao título nacional de juniores, obtido em 2012, e de sub-23 no ano passado, o título na prova de fundo dos Nacionais de Elite.
“Foi um percurso exigente, muito atacado, que chega a ser mais duro psicologicamente do que fisicamente” confessou o Campeão Nacional, ainda “fresco”, em cima da bicicleta. Depois de três títulos nacionais, Rúben Guerreiro já tem novos objetivos no horizonte:“ Consegui o título em juniores, sub-23 e agora este ano. Sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite, vou tentar ser muitas vezes mais mas também a nível europeu e mundial. Farei a minha carreira para isso.”
Foram 177 quilómetros, 10 voltas a um percurso considerado sinuoso, tático e seletivo que deixou pelo caminho 31 dos 52 homens que iniciaram a prova. As dificuldades do circuito urbano delineado em estreita colaboração com André Cardoso, destacada figura do ciclismo português além-fronteiras (Trek-Segafredo) e Embaixador da Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017, surpreenderam muitos dos participantes.
A realização das provas de fundo dos Campeonatos Nacionais de Estrada tem o patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar e o apoio Liberty Seguros, KIA, RTP, Delta Cafés, KTM, Vitalis, Shimano, 4XP by Diesport e Antena1.
Vêm aí as “Voltas”
Fonte: Podium


 

Revista Notícias do Pedal


Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2017 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690