Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos


Ciclismo


“ASFIC DESTACA-SE NA 10 VOLTA AO CONCELHO DE ALMODOVAR”

 

 

Decorreu no ultimo fim-de-semana de 22 e 23 de Abril, a 10.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo, prova em que alinharam 138 concorrentes de 16 equipas.
A ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic participou nesta prova com a sua equipa desfalcada e reduzida a 6 elementos, uma vez que à última hora os outros 3 ciclistas, por motivos diversos, não puderam acompanhar a equipa.
Mesmo em inferioridade participamos nesta competição com os ciclistas Rui Rodrigues, João Portela, Humberto Careca, Nuno Manso, Luis Vicente e Anibal Santo.
A 1.ª etapa, com 87 km, decorreu na tarde do dia 22, tendo a corrida decorrido a um ritmo elevado. Os atletas da ASFIC estiveram sempre na discussão da etapa, tendo o pelotão rodado compacto até aos últimos 4 km da meta, que terminava após uma subida acentuada com cerca de 4 km, onde ficaram dispersos vários ciclistas, e que viria a ser ganha por Valdemar Teixeira do Extremo Sul.
A 15 segundos e em 5.º lugar, com o mesmo tempo do segundo, chegou Rui Rodrigues, o primeiro atleta da ASFIC. Logo atrás, apenas a 2 segundos, chegou João Portela e Nuno Manso. Nesta primeira etapa a equipa do concelho de Rio Maior mesmo em inferioridade numérica mostrou um excelente trabalho alcançando o 2.º lugar por equipas, com o mesmo tempo da equipa vencedora. Esta etapa acabou com uma média de velocidade superior a 41 km/h.
Com esta classificação, Rui Rodrigues subiu ao pódio, vestindo a camisola Laranja, Lider da sua categoria e João Portela estava a 4 segundos da camisola vermelha.
No dia 23, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa, composta por 59 km, tendo alinhado 130 atletas, por terem desistido 8 na etapa anterior.
A etapa rodou a um bom ritmo, tendo terminado com uma média superior a 40 km/h. Mais uma vez os 6 atletas da ASFIC estiveram sempre na frente do pelotão.
A poucos km da meta deu-se uma fuga de 2 atletas, que viriam a cortar a meta com 6 segundos de avanço. A cerca de 1 km da meta, João portela da ASFIC, também conseguiu fugir ao pelotão, cortando a meta em 3º lugar, com 3 segundos de avanço ao pelotão.
A ASFIC mais uma vez em destacou-se na etapa, com o 3º lugar a geral individual, o 3º lugar por equipas e Rui Rodrigues e João Portela a subirem ao pódio para vestirem a camisola Laranja e Vermelha, sendo assim lideres das suas categorias.
Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde e era composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45km, já só alinharam 109 atletas.
A etapa decorreu a um ritmo elevado, tendo chegado um grupo de 21 ciclistas isolados a segundos do pelotão, sendo a vitória sido discutida ao sprint, onde João Portela Cortou a meta em 2º lugar.
No comunicado do conselho de comissários, houve um erro final, que por lapso e o qual foi rectificado durante o dia de hoje, não tendo sido classificado o Nuno Manso, e atribuindo ainda um atraso de 17 minutos. No entanto esse erro durante o dia de hoje foi rectificado, pois na verdade, o Nuno Manso chega com o mesmo tempo do vencedor – 1H09´14´´ , tendo uma bonificação de 2´´ numa meta volante. Como na geral da 2ª etapa o tempo dele era de 3H32´52´´, somando mais 1H09´12´ fica com um total de 4H42´04´´ o que lhe dá como classificação geral final, o 8º lugar.
Com estes resultados a equipa ganha a 3ª etapa com um tempo total de 3H27´42´´ e fica em 2º lugar na geral final com o tempo total de 14H06´13´´.
No final da 10ª Volta ao concelho de Almodôvar, a ASFIC obteve um resultado bastante positivo, pois mesmo em inferioridade numérica em relação aos seus principais opositores que se apresentaram com as suas equipas completas, a ASFIC Grupo Parapedra /Dinazoo /Riomagic, foi a 2.ª melhor equipa da prova.
De realçar que na geral individual, a equipa coloca 3 atletas nos 10 primeiros lugares, sendo mesmo a única em prova a conseguir esse feito. João portela alcançou to 3.º Lugar, Rui Rodrigues 5º e Nuno Manso 8º. A ASFIC conquistou na prova 2 camisolas, a Laranja e a Vermelha, através de Rui Rodrigues e João Portela.
Não podemos deixar de enaltecer a prestação e atitude dos atletas da ASFIC, que mesmo em inferioridade numérica, foram enormes e souberam lutar contra todas as equipas e impor a sua raça e determinação na ajuda aos colegas de equipa melhor classificados. Congratulamo-nos e estamos orgulhosos pelos resultados obtidos , pois com a equipa reduzida em relação ás equipas adversárias, os atletas tiveram de fazer um esforço muito maior para responder e lutar na conquista dos resultados obtidos.
Queremos dedicar este excelente resultado obtido a todos os nossos patrocinadores, em especial ao Gonçalo Pinheiro do Grupo Parapedra.
Conforme sempre prometemos aos nossos patrocinadores e à Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, podemos não ganhar, mas seremos sempre combativos.
Fonte: ASFIC


 

Revista Notícias do Pedal


Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2017 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690