Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos


Ciclismo


“Volta a Portugal Santander Totta da Beira Alta a Trás-os-Montes atravessando o Douro Superior”

 

 

A paisagem de Figueira de Castelo Rodrigo, entrecortada pela beleza dos campos de cereais e das árvores de fruto com majestosas manifestações de arquitetura religiosa, será um dos cenários da próxima Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta. A edição que vai assinalar os 90 anos da competição, e percorre o país de 4 a 15 de agosto, terá a partida da 3ª etapa na vila de Figueira de Castelo Rodrigo.
O percurso extremamente sinuoso deste dia de competição, com cerca de 170 quilómetros, vai terminar em Bragança. Joaquim Gomes, o diretor da Volta, antecipa, desde já, o 7 de agosto. “O calor e a travessia da Serra de Bornes serão os principais obstáculos desta etapa. As primeiras dificuldades registar-se-ão logo no primeiro terço do percurso com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, onde estarão instalados dois prémios de montanha de 3ª categoria. Com as três Metas Volantes, bonificáveis, instaladas na segunda metade da etapa - St.ª Comba de Vilariça, Macedo de Cavaleiros e na primeira passagem em Bragança - será já em estradas brigantinas, com o Castelo Medieval como pano de fundo, que a derradeira seleção se fará. Provavelmente será um pelotão muito fracionado que vai chegar ao final de etapa na Avenida D. Sancho I.”
Assistir à partida da Volta em Figueira de Castelo Rodrigo, tal como já aconteceu o ano passado, após muitos anos de ausência do mapa da competição, será para o município mais um motivo de alegria e mostra da grande hospitalidade que caracteriza o território. Paulo Langrouva, o presidente da Câmara Municipal, não tem dúvidas em afirmar que “a Volta a Portugal tem uma projeção enorme e é um evento fundamental para a promoção e divulgação da nossa região. A possibilidade que as gentes de Figueira de Castelo Rodrigo têm em conviver com toda a logística e emoção que a Volta a Portugal proporciona é única e importante para a dinânima da economia local. Existem aqui muitos aficionados do ciclismo, pessoas que percorrem muitos quilómetros para ver as várias etapas da Volta e que são também praticantes. Este ano têm uma vez mais o ciclismo à porta!”
Rui Vinhas e Joni Brandão no arranque da Academia da Volta
O ciclismo chegou mais cedo a Figueira de Castelo Rodrigo com o arranque, esta sexta-feira, das atividades da Academia da Volta que teve a presença de Rui Vinhas e Joni Brandão. Mais de 90 crianças da região receberam dos “campeões das duas rodas” algumas dicas e truques para dominar a arte de bem pedalar. A propósito da 3ª etapa, o vencedor da Volta de 2016, Rui Vinhas, lembrou: “Nesta zona faz sempre muito calor e isso pode fazer diferença. Espero que seja um bom espetáculo, nós vamos tentar contribuir para isso!” . Com Joni Brandão a acrescentar que “esta pode ser uma daquelas etapas que é traiçoeira, porque é um sobe e desce constante e depois temos a chegada a Bragança que não é propriamente fácil.” A Academia da Volta realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e é uma extensão do maior evento de ciclismo em Portugal. Tem o objetivo de criar novos momentos de relacionamento com os públicos mais jovens, divulgando a prática desportiva, e o ciclismo em particular, como um hábito de vida saudável e o uso da bicicleta como meio de transporte limpo.
As “voltas” em Figueira de Castelo Rodrigo e Bragança
No historial de partidas e chegadas da Volta a Portugal, Figueira de Castelo Rodrigo conta já 9 participações. A etapa que aí vai começar no próximo mês de agosto será a sexta ocasião em que a prova partiu da vila. Por outro lado, a chegada a Bragança vai representar a 17ª vez em que a capital nordestina assiste a um final de etapa. Já em 1927, aquando da realização da primeira Volta a Portugal, a cidade foi escolhida para acolher uma meta. Em 2015 foi a última vez que a Volta chegou a Bragança depois de uma das mais longas tiradas dessa edição.
Fonte: Podium


 

Revista Notícias do Pedal


Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2017 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690