Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Triatlo

“Realizou-se o 35º Triatlo de Peniche”
Peniche tem tudo para as modalidades que compõem o triatlo e, principalmente, usufrui de um ambiente fantástico!

 

Foi com este envolvimento que no dia 9 de junho se realizou a 35ª edição do Triatlo, que contou com cerca de 500 atletas em duas distâncias: uma prova aberta super sprint, seguida da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional Universitário na distância sprint.
A natação realizou-se na baía de Peniche, com uma volta num percurso circular, em que a partida – mesmo sendo dentro de água – contou com o apoio do imenso público, numa autêntica moldura humana junto ao paredão, estendendo-se depois no acompanhamento privilegiado no parque de transição e na meta.
As proximidades com alguns restaurantes tornam o evento ainda mais hospitaleiro. O trajeto do ciclismo foi à volta da cidade com um percurso de três voltas com passagem pelo cabo Carvoeiro.

O último segmento da corrida foi dentro de Peniche, sempre plano e sem qualquer dificuldade
Os resultados da geral do Triatlo de Peniche 2018

Na Taça de Portugal, foi Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, o mais rápido a passar a meta, com o tempo de 00:58:48, numa prova muito renhida. «Foi uma prova bastante dura e disputada até aos últimos metros», conta-nos Ricardo, que subiu ao pódio mais do que uma vez, já que, além do 1º lugar absoluto, ganhou também por equipas, juntamente com os seus colegas do Clube do Torres Novas.
José Pedro Vieira e Afonso do Canto. «Saí na natação bastante forte e consegui ser o primeiro atleta a sair da água.», continua Ricardo. «De seguida, fiz uma transição rápida que me permitiu ficar isolado na frente da prova com mais dois atletas; mas, infelizmente, esta fuga não foi bem-sucedida e fomos apanhados a meio do segmento de ciclismo!».
Foi no último segmento que tudo se decidiu nuns disputadíssimos e emocionantes últimos metros. «Na corrida senti me muito bem e confiante desde os primeiros metros. Foi uma corrida rápida que acabou num sprint entre mim e o meu colega Tiago Fonseca, mas, felizmente, fui eu quem venceu a prova!» diz satisfeito o triatleta do Torres Novas.

Vera Vilaça ganhou a competição geral com uma grande prova
Na classificação geral, foi Tiago Fonseca, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que passou a meta em segundo lugar com 00:58:48 e Rafael Domingos, do Estoril Praia Triatlo, fechou o terceiro lugar no pódio com 00:59:00.
Na competição feminina Vera Vilaça fez uma excelente prova, conseguindo a dobradinha com o primeiro lugar da geral e, simultaneamente, vencer o Campeonato Nacional Universitário com o tempo de 01:08:40. Visivelmente satisfeita na chegada, erguendo a fita de meta com um sorriso contagiante, Vera fez um bom segmento de natação, sendo a primeira triatleta a sair da água e também um excelente ciclismo, acabando por ganhar alguma vantagem na reta da meta. «Não consegui partir muito tão forte na natação como queria, mas ao longo do segmento assumi a liderança e consegui sair à frente da água. Fiz uma transição rápida e sai muito forte para o ciclismo. Sabia que a parte inicial é um pouco técnica e utilizei isso para ganhar uma vantagem que me permitiu ficar isolada».
A partir daí a triatleta teve que gerir sozinha o ciclismo. «A partir de aí concentrei-me em manter um ritmo forte e consegui chegar à segunda transição com alguma vantagem.
Na corrida, apesar de ainda ter poucas semanas de treino, consegui manter um ritmo que me permitiu manter a liderança até ao final da prova.» No final, a atleta do Sport Lisboa e Benfica disse: «Fiquei muito satisfeita com este resultado por ter sido a minha primeira vitória depois de uma lesão prolongada e por finalmente por em prática todo o trabalho que tenho feito até agora.»
As duas atletas que ficaram em segundo e terceiro lugar na geral pertencem ao Outsystems Olímpico de Oeiras: Liliana Alexandre completou a prova em 01:09:07, enquanto Ana Ramos fez o percurso em 01:09:23. Esta última triatleta, além do terceiro lugar na geral, alcançou a segunda posição no Campeonato Nacional Universitário.

O Campeonato Nacional Universitário foi assim…
Vera Vilaça, da Universidade Nova, Ana Ramos, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Mariana Talhinhas, da Universidade de Évora, subiram ao pódio, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente. Na competição masculina do Campeonato Nacional Universitário Gil Maia, da Universidade do Porto, passou a meta em primeiro lugar, com Pedro Gaspar, da Faculdade de Motricidade Humana, em segundo, e Miguel Fortunato a fechar o pódio, do Instituto Politécnico de Santarém.
O pódio dos clubes do Triatlo de Peniche!
Nos resultados por equipas, foi o Alhandra Sporting Club na prova feminina e o Clube de Natação de Torres Novas em masculinos que subiram ao lugar mais alto do pódio. Daniela Sampaio, do Alhandra Sporting Club, que terminou a prova em 01:13:25, explicou que ‘partiu para Peniche com o objetivo de ajudar a sua equipa na Taça de Portugal.
A triatleta revela ainda que a prova foi muito disputada. «Foi uma prova bastante competitiva, mas com a ajuda da multidão que se fez sentir em Peniche é sempre mais fácil!» O objetivo da equipa foi atingido: «Juntamente com as minhas companheiras de equipa Pauline Vie, Ana Filipa Sampaio, Bárbara Avelino e Alexandra Martinho conseguimos alcançar aquilo que queríamos.»
Foram as triatletas Pauline Vie e Ana Filipa Sampaio, do Alhandra Sporting Club, que acompanharam Daniela no pódio, com os tempos de 01:14:19 e 01:15:55.
A segunda posição por clubes pertenceu ao Clube de Natação de Torres Novas com Carolina (01:10:17), Joana Miranda (01:11:50) e Margarida Razões (01:22:59).
O terceiro lugar foi ocupado pelo Outsystems Olímpico de Oeiras, com Liliana Alexandre (01:09:07), Ana Ramos (01:09:23) e Susana Pontes (01:26:54).
A representação do Clube de Torres Novas, Outsystems Olímpico de Oeiras e o Alhandra Sporting Club
Nas equipas masculinas, o Clube de Natação de Torres Novas foi o vencedor com Ricardo Batista, que também ganhou a competição geral, José Pedro Vieira (00:59:17) e Afonso do Canto (00:59:28).
O Outsystems Olímpico de Oeiras foi o segundo classificado na competição, com Tiago Fonseca (00:58:48), Alexandre Montez (00:59:18) e Afonso Garcia.
A fechar o pódio dos Clubes ficou o Alhandra Sporting Club com Tiago Pinto (00:59:15), Miguel Fortunato (00:59:53) e Diogo Gonçalves (00:59:58).
O 35º Triatlo de Peniche muito disputado e contou com um ambiente fantástico proporcionado pelos triatletas e público, num local já conhecido e privilegiado. Organizado pela Câmara Municipal de Peniche, Peniche Amigos Clube, este evento contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Fonte: FTP


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690