Blogue Notícias do Pedal, diáriamante tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt
 Notícias do Pedal Revista Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos Siga-nos

   

Cicloturismo

“15º Convívio Cicloturistico de Vila Nova de Cernache, no seu máximo”
Muita pedalada, muita animação, um convívio inesquecível

 

 

Texto: José Morais
Fotos:
Nuno Ferreira
É um dos passeios mais bonitos da zona centro, este ano realizado na sua 15ª edição, um passeio do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), organizado pela Associação Desportiva e Recreativa Vilanovense, em Vila Nova de Cernache, Coimbra.
E foi mais um excelente passeio que se realizou este domingo, 3 de junho, no “Dia Mundial da Bicicleta”, cerca de 120 participantes percorreram um trajeto de 56 quilómetros, com passagem por; Vila Nova, seguindo por Casconha, Feteira, e Tirado, aqui, como tem acontecido já hã vários anos, foi feita uma paragem, sendo feita uma breve homenagem a dois elementos do Vilanovense falecidos.
O Mário Correia e Armindo, homenagem que anualmente é feita, e enquanto se realizar este evento, e vontade da organização realiza-lo, fazendo assim uma paragem, e oferecendo um ramos de flores á família, para ser depois depositado em ambas as campas, este é sem dúvida um momento muito comovente, já que a emoção é muita e as lagrimas acabam por aparecer, relembrando os grandes amigos e dedicando a eles uma grande salva de palmas.
Depois desta paragem, as pedaladas seguiu-se depois em direção a Cernache, P. do Alto, Orelhudo, Eira da Pedrinha, Condeixa, Alcabideque, Casal Novo, Chão de Lamas, Ponte Espinal e Penela, aqui, a segunda paragem do dia novamente, sendo oferecido a todos os participantes um abastecimento constituído por frutam iogurtes, bolos e águas, seguiu depois de satisfeito os participantes, e restabelecidos da subida até Penela.
E as pedaladas seguiram para a última parte do evento, passando por Stº Amaro, Alfafar, Condeixa, Avenal, Vila Pouca, Cernache, e a chegada a Vila Nova ao local da saída, a ocorrer cerca das12,45, no mesmo local da partida, as instalações da Associação, de onde a caravana saiu pouco passava das 9 horas da manhã.

Um olhar pelo evento:
Com um trajeto de dificuldade média, já que a zona assim era propícia a isso, e um pouco acidentada, os cicloturistas iniciaram as pedaladas a bom ritmo, alguns aguaceiros pelo caminho, foi dos pontos mais negativos, mas em nada desanimaram os participantes, que lá foram pedalando quilómetro a quilómetro, fazendo a festa da bicicleta.
Numa zona um pouco afastada dos grandes eventos cicloturisticos, Vila Nova de Cernache tem tentando ao longo dos anos mantendo o evento, de uma forma sem dúvida muito positiva, tentando de ano para ano levar o máximo de participantes, este ano juntou cerca de 120, e no final um almoço convívio com mais de 170 pessoas, entre cicloturistas, acompanhantes, e apoiantes do passeio.
Temos de referir que, apesar de Vila Nova não pertencer a Penela, a Câmara Municipal tem apoiado esta modalidade, e apostando forte no cicloturismo, como aconte-se com a Junta de Freguesia de Vila Nova, e muito comércio local e arredores, algo que muito destaca este evento na região.
Mas também temos de destacar este grande sucesso a um homem que ao longo dos anos é um lutador, um defensor da modalidade, que também se junta a outros carolas da modalidade, Pedro Relvão, o grande mentor deste passeio ao longo dos 15 anos de existência, o qual nos dizia à nossa reportagem; “Ao fazer o balanço deste evento, digo que cada vez é mais difícil, porque cada ano temos de ter mais responsabilidade, e temos de ter mais qualidade, porque vir até nós quem o faz as despesas são imensas, assim temos de tomar em atenção isso, e temos de proporcionar uma boa receção, nós tentamos trazer o máximo de participantes, deslocamo-nos a vários eventos, muitos com alguns quilómetros da nossa terra, já que aqui não temos nada, mas vamos com imenso prazer, em contra partida, gostamos depois de receber aqueles que fazem muitos quilómetros, e que saiam daqui satisfeitos, sabemos que muitos queriam vir, mas as despesas são muitas, e nós compreendemos.
Assim queria agradecer a todos aqueles que mais uma vez estiveram presentes, o nosso muito obrigado, e a outros que experimentem no próximo ano, cá estamos para receber todos, apareçam”.
Apesar das condições climatéricas não terem sido favoráveis, o passeio correu bem, e satisfez todos que por lá passaram, com a equipa da casa a manter o ritmo como habitual, e de referenciar mais uma vez o trabalho excelente feita pela brigada de trânsito da GNR, que mais uma vez deu segurança a toda a caravana.
Pouco mais para dizer, apenas deixar os votos de bons passeios boas pedaladas.

Podem ser visualizadas mais fotos deste evento em:
https://photos.google.com/share/AF1QipPOi_V4LhYn0MKJmzVkekQZgPJVoOH_8bLCGaCqCA65px8SpdyRmOe7ykYEcbUHYQ?key=LXl1cU8zVkhfR0M3LXJCNXUyN1BiclJVa3NqQkJR 


 

Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2018 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1366x768