Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos


Triatlo


“Primeiro IRONMAN 70.3 em Portugal/Triatletas do mundo invadem Cascais”

 

 

Por: Cláudia Timóteo
O próximo 3 de setembro vai ser um dia especial para o triatlo e para a vila de Cascais que será literalmente invadida por 2000 participantes na estreia portuguesa do IRONMAN 70.3. Neste momento, a cinco meses da prova, já estão inscritos representantes de 48 nacionalidades na competição que vai desafiar capacidades de resistência física e psicológica nas vertentes de Natação, Ciclismo e Corrida.
O IRONMAN 70.3 vai ter 1900 metros de natação na mais bela baía de Portugal ficando a zona de transição na marina de Cascais. Nos 90,1 quilómetros de ciclismo, os atletas vão percorrer a Avenida Marginal, entram no Autódromo do Estoril e passam no deslumbrante cenário florestal de Sintra regressando a Cascais pela estrada do Guincho. O último sector do triatlo, a Corrida, terá 21,1 quilómetros e será uma das mais bonitas de sempre. Após a saída da marina, o percurso segue ao longo do Paredão, passando pelo casario histórico com palácios e fortalezas de outros tempos, até São Pedro do Estoril, sempre bafejado pela brisa do mar e pelo entusiasmo dos milhares de veraneantes que vão ladear o percurso.
Será uma experiência inesquecível com tudo o que está a ser preparado em Cascais para os atletas, amigos e famílias. Jorge Pereira, diretor da empresa organizadora 3 Iron Sports, considera este evento um ponto de viragem no triatlo nacional. “Depois de duas edições do Cascais Triathlon e de seis anos de trabalho conjunto com o município realizamos um sonho não só nosso, como de milhares de atletas e amantes do desporto nacional e internacional. Portugal tem características únicas para a prática da modalidade e Cascais está na moda, vai ser um evento de enorme dimensão, ocupando uma área de centenas de quilómetros, numa operação logística como nunca existiu no nosso país”. Trata-se de uma iniciativa que vai muito para além da prova desportiva porque, além de beneficiar e divulgar a modalidade, contribui significativamente para expandir o turismo português numa vertente ainda pouco explorada, a do segmento dos grandes eventos desportivos. A organização estima que haverá no concelho de Cascais impactos financeiros de 6 milhões de euros. “Em média, por cada participante no evento, há dois acompanhantes que pernoitam três a quatro noites e que tendencialmente regressam mais tarde ao local da prova com fins turísticos”, explica Jorge Pereira.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, enaltece o evento desportivo que mobiliza atletas de todo o mundo e que a região “como um dos melhores destinos internacionais para a prática da modalidade, ao mesmo tempo que tem importantes retornos turísticos e económicos para o concelho, tanto no imediato como no médio prazo. Porque quem corre, nada ou pedala em Cascais uma vez, vai voltar outra vez.” Carlos Carreiras relembra ainda que o Ironman 70.3 é “um desafio que tem tudo a ver connosco: resiliência, superação e espírito competitivo são características que definem Cascais e as suas gentes.”
O primeiro IRONMAN 70.3, em Portugal, para além de proporcionar uma experiência única aos participantes vai disponibilizar 50 acessos diretos para participação no Campeonato do Mundo IRONMAN 70.3, no próximo ano. Os 50 melhores atletas, dos diferentes escalões etários a competir em Cascais, terão a oportunidade única de se qualificarem para o maior evento planetário de triatlo que se realiza anualmente.
O que é o IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais?
O IRONMAN 70.3 Portugal Cascais é um desafio aos limites do ser humano com 113km (70.3 Milhas) de dura competição – 1,9km de natação; 90,1km de ciclismo; 21,1km de corrida. As distâncias habituais no triatlo são na distância Olímpica: 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, todas realizadas consecutivamente. As mulheres fazem esta competição de menor distância em média perto das 2 horas e os homens em 1 hora 50 minutos, mas na distância 70.3 os tempos gerais nos dois géneros variam entre as 3 horas 40 minutos e as 7 horas.
Porquê fazer o IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais?
- É a primeira vez que se realiza uma prova marca IRONMAN em Portugal;
- É uma oportunidade de aumentar a fasquia competitiva e ultrapassar barreiras pessoais;
- Estarão presentes atletas de todo o mundo;
- É uma oportunidade de conseguir um dos 50 acessos diretos para participar no Campeonato do Mundo IRONMAN 70.3 de 2018. Apenas participando num IRONMAN 70.3 regional se pode ter acesso ao encontro mundial. Os 50 melhores atletas, dos diferentes escalões etários a competir, em Cascais, poderão qualificar-se para o maior evento planetário de triatlo.
Participantes no IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais?
Neste momento estão inscritos atletas de 48 nacionalidades. Portugal é o país com mais atletas inscritos seguido do Reino Unido e Espanha. O mais novo tem 18 anos e o mais velho 78 e é Russo. Cerca de 83% dos participantes são homens e 16% são mulheres.
Os mais novos podem participar no IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais?
Sim. No dia 2 de setembro (véspera do evento principal) vai realizar-se o IRONKIDS destinado a crianças entre os 7 e os 15 anos, com distâncias distintas para as várias faixas etárias, num Aquatlo (natação e corrida). Inscrições no site eu.ironman.com/cascais70.3
Quem não é atleta pode participar no IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais?
Sim, como voluntário! O IRONMAN 70.3 Portugal - Cascais não seria possível sem a ajuda de todos os voluntários. Quando se quer dar o melhor evento aos atletas, temos de contar com os melhores voluntários. Inscrições no site eu.ironman.com/cascais70.3
O que é a IRONMAN?
IRONMAN é a marca desportiva número um a nível mundial, pelo prestígio, qualidade e fama de criar experiências únicas aos atletas. Fundado em 1978 no Hawaii, o IRONMAN Triathlon Series resulta da combinação das três maiores competições existentes na ilha do Pacífico ao nível de natação, ciclismo e corrida. Existe, hoje em dia, nos 5 continentes e em Portugal tem estreia marcada para 3 de setembro, em Cascais.
Fonte: 3IRON SPORTS


 

Revista Notícias do Pedal


Estatuto Editorial  ●  Ficha Técnica  ●  Links  ●  Calendários  ●  Galeria Multimédia  ●  Contactos

Copyright © 2017 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1598x690