Hoje é:

  Blogue diário Notícias do Pedal,tudo sobre bicicletas em: revistanoticiasdopedal.blogspot.pt -»  Clique...
 

Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
 
 
 
Cicloturismo
 
 

 “As voltas das 14 Horas a Pedalar em Pombal”

Por: Armando Vieira
Fotos:
Clube Cicloturismo Pombal
Depois de um interregno de dois anos, com surpresa de muitos e organizadas em modo contra-relógio, as 14 Horas a Pedalar voltaram ao circuito da Av. Heróis do Ultramar em Pombal. Sob o slogan “Liberta o Stress e Tira a Ferrugem à Bicicleta”, foram desafiados freguesias, associações, clubes, empresas e amantes das bicicletas em geral para formarem as suas equipas e participarem nesta 19.ª Edição da Festas das Bicicletas.
Participaram cento e vinte ciclistas em representação de cinco equipas, designadamente ADERCE, Transportes Antunes Figueiras, Cascos & Rolhas, Opções Leves e Rotofer. Pelas 10 da noite de sábado começaram as primeiras pedaladas, saindo o pelotão do circuito para o Passeio Noturno, visitando praticamente toda a área urbana até ao Açude.
Logo de seguida, na Rotunda em Homenagem ao Bombeiro iniciou-se a animação musical a cargo do grupo Concertinas do Marquês, muito aplaudido pelo muito público presente na avenida. Uma hora depois e já com o pelotão no circuito, as equipas organizadas em escalas, iniciaram as primeiras de infinitas voltas noturnas.
Pelas 00h30, começou o Grande Prémio 14HP, em que cada equipa recolheu uma bicicleta POMbike para, durante oito horas, percorrerem o maior número de quilómetros ou voltas.
Às 08h30, foi contabilizada a distância que cada bike marcava, chegando-se à conclusão que a equipa da ADERCE pedalou quase 385 voltas ao circuito! Seguiu-se os Cascos & Rolhas com 345 voltas, enquanto as restantes equipas rolaram à volta das 300 o que não deixa de ser espetacular. Depois, era tempo de os ciclistas se retemperarem e recuperarem as forças, pelo que se procedeu ao Momento Sicódrink consistindo na distribuição de bebidas energéticas.
Depressa se chegou ao meio da manhã, altura em que o pelotão se reuniu para o Passeio Domingueiro, repetindo o itinerário noturno até entrar no circuito para as últimas cansativas e quentes voltas. Ao meio-dia, as equipas com todos os seus elementos posicionaram-se na meta, onde, se fez um minuto de silêncio em memória de um amigo que partiu recentemente e que habitualmente integrava a equipa da Estrada.
Com a presença do Presidente do Município, Pedro Pimpão, da Presidente da Freguesia, Carla Longo, e de Luís Areia da Crédito Agrícola e de Manuel Ferreira da empresa Floreden, iniciou-se a entrega de prémios e lembranças a todos os participantes. Em destaque, a equipa da ADERCE que arrebatou o Troféu Mais – Freguesia de Pombal, pela equipa mais numerosa (32); o Troféu Charme Feminino – Floreden, pelos 7 elementos femininos; e, por último, o Grande Prémio 14HP2022, por a equipa durante as 8 horas noturnas ter percorrido a distância de 153 km.
Ainda nos prémios especiais o Troféu Pedalástico – Crédito Agrícola foi para a equipa dos Transportes Antunes Figueira, mais propriamente para o Fernando Eufrásio e os seus 3 fofudos passageiros (só por foto se descreve a ternura e beleza, não da bicicleta, mas da tripulação). E, foi desta forma que a 19.ª Festa das Bicicletas encerrou, que decorreu dentro das expetativas, tendo em conta que foi um reinício e que muita gente já pensava que este evento tinha acabado.
Pelo contrário, em 2023 será a comemoração dos 20 anos, pelo que vamos voltar em força, com novidades, surpresas e com mais equipas e participantes, assim o Município e a Freguesia o queiram, a quem, desde já, o Clube de Cicloturismo de Pombal mui agradece a estreita colaboração e apoio para que o evento se concretizasse e fosse um êxito.
Agradecemos também à Tipografia Guida, à CA, ao Restaurante Cruz de Cristo, Sicódrink, Restaurante O Pereira, Belém Hotel, à Funerária Margarida e Filhos, Remax, Fernando dos Leitões, Restaurante Variante, Intermarché, Óptica Lourenço, Fantaças, Auto Progresso, Motadani, Restaurante Os Amigos da Velha Caroca, Ourivesaria Pérola do Marquês, Boca de Incêndio, Silva & Santos, Restaurante Al-Buhera, M. Simões & Filhos, Restaurante O Tirol, Churrasqueira Pérola dos Frangos, Casa de Pasto Vinícola, Quase Novo, Pombal Limpa, Panorâmico Aquaparque, Tekibéria, Café Central, Pastelaria Filinata, Café Nicola II, Restaurante O Paulo, Restaurante do Albino, Casa Tonela, Emídio Som e Concertinas do Marquês. Ainda à Rádio Cardal, particularmente ao Gonçalo Santos e à Sónia Simões, Notícias do Pedal na pessoa do Sr. José Morais, à Rádio Clube de Pombal, à Onda Certa, ao Pombal Jornal, Terras de Sicó, Pombal TV e outros órgãos da comunicação social.
Também e na qualidade de presidente do clube, um especial agradecimento ao Marco Ferreira (CMP), ao Óscar Monteiro e sua equipa, aos associados do clube, particularmente os que comigo estiveram empenhados na organização do evento, às equipas e participantes e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra deram o seu contributo ao evento. Finalmente, um pedido de desculpas aos moradores da avenida pelo incómodo causado, mas são assim as festas e esta é para continuar.

 
  Estatuto Editorial | Ficha Técnica | Apresentação | Galeria Multimédia | Contactos
Revista Notícias do Pedal

 

Copyright © 1999 a 2022 - ® Revista Notícias do Pedal - Todos os Direitos Reservados
Este site está optimizado para ser visualizado em 1347x533